segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Gerenciamento das comunicações do projeto

O gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas e organizadas de maneira oportuna e apropriada.

10.1 Identificar as partes interessadas
É o processo de identificar todas as pessoas ou organizações que podem ser afetadas pelo
projeto e de documentar as informações relevantes relacionadas aos seus interesses,
envolvimento e impacto no sucesso do projeto.

A maioria dos projetos tem um grande número de partes interessadas. Como o tempo do
gerente de projetos é limitado e precisa ser usado com a maior eficiência possível, essas
partes interessadas devem ser classificadas de acordo com o interesse, a influência e o
envolvimento no projeto. Isso permite que o gerente de projetos se concentre nos
relacionamentos necessários para garantir o sucesso do projeto.

10.2 Planejar as comunicações
Planejar as comunicações é o processo de determinar as necessidades de informação das partes
interessadas no projeto e definir uma abordagem de comunicação.

O planejamento inadequado das comunicações poderá causar problemas, tais como atraso
na entrega de mensagens, comunicação de informações confidenciais para o público incorreto
ou falta de comunicação para algumas das partes interessadas necessárias.

O plano de comunicações permite que o gerente de projetos documente a abordagem para uma
comunicação mais eficiente e eficaz com as partes interessadas.

OBS.: O gerente de projetos também deve considerar o número de canais ou caminhos de
comunicação em potencial como um indicador da complexidade de comunicações do projeto.
O número total de canais de comunicação em potencial é n(n-1)/2, onde n representa o
número de partes interessadas. Desse modo, um projeto com dez partes interessadas tem
10(10-1)/2 = 45 canais de comunicação em potencial. Um componente fundamental do
planejamento das comunicações reais do projeto, portanto, é determinar e limitar quem se
comunicará com quem e quem receberá cada informação.

  • Modelos de comunicações
Um modelo básico de comunicação, demonstra como as informações são enviadas e recebidas entre duas partes definidas como o emissor e o receptor. Os principais componentes do modelo incluem:
• Codificação. Traduzir pensamentos ou ideias em uma linguagem que seja compreendida pelos outros.
• Mensagem e feedback. A saída da codificação.
• Meio. O método usado para transmitir a mensagem.
• Ruído. Qualquer fator que interfira na transmissão e na compreensão da mensagem (como distância, tecnologia desconhecida, falta de informações prévias).
• Decodificação. Reconverter a mensagem em pensamentos ou ideias significativas.


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