sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Dimensão Gente

Esta é a dimensão mais dinâmica e desafiadora, uma vez que são as pessoas que utilizam os processos e as ferramentas para realizar seu trabalho e gerar os resultados esperados. É preciso, portanto,
garantir a adequada organização e capacitação da empresa e de seus profissionais na competência de
gerenciamento de projetos.
Organizacionalmente, o SPG conta com o suporte do Centro de Competência de Gerenciamento de
Projetos (CCGE), que tem como principais responsabilidades elaborar e manter as políticas e práticas que
visam desenvolver e preservar toda a competência de projetos na Organização, a biblioteca básica de processos de trabalho, métricas e modelos para os eventos de controle e a biblioteca de melhores práticas.
O CCGE é subordinado à Direção-Geral, com o suporte dos coordenadores de disciplina, do PMO (Project Management Office) e das comunidades de prática. Pelo fato de ser a Promon uma organização
essencialmente voltada para projetos e com estruturas de produção configuráveis, os centros de competência com seus PMOs e disciplinas têm papel relevante na gestão do capital intelectual.
Ao PMO são atribuídas as responsabilidades de promover a efetiva aplicação do SPG e de garantir a execução dos eventos de controle relativos aos diversos projetos sob seu domínio, em suas diferentes fases.
Na Promon, a prática do trabalho em time é responsável, em grande parte, pelo sucesso das soluções
oferecidas aos clientes e pelos resultados obtidos. Seus integrantes são estimulados a assumirem responsabilidades e tomarem iniciativas, com liberdade para agir e decidir. Nos times, prevalece o exercício
de uma liderança situacional, exercida por diversos integrantes da equipe, com base nas prioridades do
momento e nas competências, conhecimentos e habilidades requeridas.

A estruturação e coordenação das práticas de desenvolvimento profissional e capacitação na competência de gerenciamento de projetos cabe ao Centro de Competência, em consonância com os coordenadores de disciplina e com a Unidade de Relações Humanas. O Centro também apóia, sob demanda, 
as atividades de mentoração e contratação de pessoal qualificado. Cabe ao PMO o alinhamento e a 
identificação das competências e habilidades necessárias, de maneira a dispor de pessoas com o perfil 
adequado a cada uma das funções a serem desempenhadas.
O envolvimento de todos os profissionais com o Centro de Competência é promovido pelo estímulo 
da participação em comunidades de práticas. As comunidades de práticas são estruturas sociais que 
desenvolvem respeito e confiança recíproca, por meio da participação voluntária. As práticas são o 
conjunto de cenários, idéias, diretrizes, processos, ferramentas, informação, estilos, linguagem, história 
e documentos. Dessa forma, as comunidades de práticas constituem estruturas informais que respondem pelo desenvolvimento do conhecimento, competências e inovação, e têm como objetivo a construção do capital social no que se refere à captura, divulgação e retenção do conhecimento. Importante 
elemento de gestão do conhecimento da Promon, a comunidade de práticas de gerenciamento utiliza 
como ferramenta de comunicação entre seus integrantes um blog corporativo, que representa o espa-
ço para divulgação de informações, troca de idéias e registro de comentários dos leitores.

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