segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Meu Primeiro Programa em C#

O C# usa alumas notações que podem parecer estranhas para quem não é programador. Começaremos considerando um simples que exibe uma linha de texto. O programa e sua saída são mostrado na figura abaixo. O programa de uma janela de saída que apresenta seus resultados. Quando você executar esse programa, a saída aparecerá em uma janela de console.


Esse programa ilustra vários recursos importantes do C#.

A linha 1 e 2 começa com //, indicando que o restante dela é um comentário. Os programadores inserem comentários para documentar e melhorar a clareza de seus código.

Também existe uma sintaxe para se escrever comentários de múltiplas linhas. Os comentários de muitas linhas começão com /* e termina com */.

/* Este é um comentário de
muitas linhas para escrever um bloco de anotações sobre o código
ele serve para explicar o que o código todo faz */

OBS. Não deixe de Fechar os comentários de muitas linhas para não dar ERROS de sintaxe em seu código.

A linha 4 (conhecida como diretiva using) é gerada pelo IDE do Visual Studio e declara que o programa usa recursos do espaço de nomes System. Um espaço de nomes agrupa vários recursos do C# em categorias relacionadas. Uma das maiores vantagens do C# é que os programadores podem usar o rico conjunto de espaços de nomes fornecido pela plataforma .NET (.NET framework).

A linha 5 é uma linha em branco. Os programadores frequentemente usam linhas em branco e caracteres de espaço por todo o programa para torná-lo mais fácil de ler. O copilador ignora as linhas em branco, tabulações e espaços extras que separam elementos da linguagem.

A linha 6 a 12 definem nossa primeira classe. Os programas C# consistem em partes chamadas classes, que são agrupamentos lógicos de membros(isto é, métodos) que simplificam a organização do programa.

Um programa C# consiste em classes e métodos criados pelo programador em classes preexistentes encontradas na Framework Class Library.

A chave de abertura ( { ) na linha 7, inicia o corpo da definição de classe. A chave de fechamento ( } ) correspondente, na linha 12, finaliza a definição de classe. Note que as linhas 8 a 11, no corpo da classe, estão recuadas. Essa é uma das convenções de espaçamento mencionadas anteriormente. O recuo fornece legibilidade ao programa. Definimos cada convenção de espaçamento como uma Boa prática de programação.

A linha 8 está presente em todos os aplicativos de C# e Windows. Esses aplicativos começam a executar em Main, que é conhecido como ponto de entrada do programa. Os parêntese após Main indicam que esse é um bloco de construção de programa, chamado de método. As definições de classe C# normalmente contêm um ou mais métodos, e os aplicativos C# contêm uma ou mais classes. Para um aplicativo de console C# ou Windows, exatamente um desses método.

A chave de abertura ( { ) da linha 9 inicia o corpo da definição de método (o código que será executado como parte de nosso programa). Uma chave de fechamento ( } ) correspondente termina o corpo da definição de método (linha 11). Note que a linha do corpo do método está recuada entre essas chaves.

A linha 10 instrui computador para que execute uma ação, a saber, imprimir uma série de caracteres contidos entre as aspas. Os caracteres delimitados dessa maneira são chamados strings, caracteres de string ou literais de string.

Clique aqui e veja os melhores livros sobre Visual Studio.

***

Bibliografia: DEITEL Harvey M. et al. C# Como Programar. São Paulo: Markon Books, 2007.

Nenhum comentário:

Contribua com este blog, doe qualquer quantia.