domingo, 16 de outubro de 2011

Gerencia da qualidade

A Gerência da Qualidade inclui os processos requeridos para garantir que o projeto irá satisfazer as necessidades para as quais ele foi empreendido. 
A gerência da qualidade do projeto deve ser direcionada tanto para: 
  • Gerência do projeto 
  • Produto do projeto 
  1. O que é qualidade?
    Qualidade é “a totalidade de características de uma entidade que a torna capaz de satisfazer necessidades declaradas ou implícitas”.

    Conceito:
    • Satisfação do cliente - entender, gerenciar e influenciar necessidades de forma que as expectativas do cliente sejam satisfeitas.
    • Prevenção ao invés de inspeção - o custo da prevenção de erros é sempre muito menor que o custo para corrigi-los. 
     
  2. Qual a importância da gerência da qualidades?
Responsabilidade da gerência - o sucesso exige a participação de todos os membros da equipe, mas permanece a responsabilidade da gerência em fornecer os recursos necessários para se ter êxito.

Existe uma diferença importante que deve merecer atenção da equipe de gerência do projeto - a natureza temporária do projeto faz com que os investimentos na melhoria na qualidade do produto devem freqüentemente
ficar a cargo da organização executora, uma vez que o projeto pode não durar o suficiente para colher as recompensas.
3. Quais são os processos da gerência da qualidade?
Se relacionam com a descrição, a organização e a conclusão do trabalho do projeto. São universais a todos os projetos, pois controlam o ciclo de vida do gerenciamento de projetos.
 
4. Definição de Ferramentas da qualidade:
As FERRAMENTAS são compostas por um conjunto de técnicas cuja finalidade é tornar mais fácil os processos de planejamento, análise e soluções de problemas.
A identificação dos problemas existentes em cada empresa, levará à escolha de ferramentas simples ou mais complexas, porém, sempre visando:
1. Perceber e facilitar o entendimento dos problemas;
2. Sintetizar o conhecimento e as conclusões;
3. Desenvolver a criatividade do processo;
4. Fornecer elementos para o monitoramento dos processos.


As ferramentas gerenciais dão suporte para a tomada de decisão, e são as conhecidas por:
* Brainstorming ( não faz parte das 7 ferramentas, porém é necessário para a eficacia das ferramentas)
*Diagrama das relações
*Método KJ: Diagrama de Afinidade
*Diagrama Sistemático
*Diagrama da Matriz
*Análise de dados da Matriz
*Gráfico do Programa do Processo de Decisão (PDPC)
*Diagrama da Seta


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