GERENCIA DA QUALIDADE
Parte 1
1 – Introdução.
Os estudos sobre gerencia da qualidade se fundamentam na teoria clássica da qualidade difundida no Japão na década de 1950, pelos gurus da qualidade, entre eles Demig, Juram e Crosby, Para Juram, a gerencia da qualidade deve ser realizada aplicando se três processos gerenciais.
- Planejamento da qualidade
- Controle da qualidade
- Garantia da qualidade
O sucesso no desenvolvimento de um software, esta vinculado ao alinhamento da equipe de gerenciamento de projeto, com a equipe de gerenciamento da qualidade, a sintonia entre estas equipes contribuem de forma decisiva para o resultado final do projeto.
Segundo o PMBOK, os processos de genrenciamento da qualidade do projeto incluem todas as atividades da organização executora que determinam as responsabilidades, os objetivos e as políticas de qualidade, de modo que o projeto atenda às necessidades que motivaram sua realização.
No quadro abaixo, pode observar com mais clareza como a gerencia de qualidade esta inserida no contexto Gerenciamento de Projetos.
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS | |||||
Áreas | Iniciação | Planejamento | Execução | Monitoramento e Controle | Encerramento |
Integração | |||||
Escopo | |||||
Tempo | |||||
Custo | |||||
QUALIDADE | Planejamento da Qualidade | Realizar a Garantia da Qualidade | Realizar o Controle da Qualidade | ||
Recursos Humanos |
2 – PROCESSOS
2.1 - Planejamento da Qualidade.
O principal objetivo deste processo é a elaboração do Plano de Gerenciamento da Qualidade, a partir da identificação de padrões de qualidade relevantes para o projeto. A figura abaixo apresenta o esquema deste Processo.
Nos Próximos Post estaremos detalhando este, e os demais processos que compõem o gerenciamento da qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário