segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Continuação Estudo sobre Gerenciamento de Projetos - parte 2

1.3 O que é gerenciamento de projetos?
O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e integração apropriadas dos 42 processos agrupados logicamente abrangendo os 5 grupos.
Os 5 grupos de processos são:

  • Iniciação;
  • Planejamento;
  • Execução;
  • Monitoramento e controle 
  • Encerramento.
Gerenciar um projeto inclui:
  • Identificação dos requisitos;
  • Adaptação às diferentes necessidades, preocupações e expectativas das partes interessadas à medida que o projeto é planejado e realizado.
  • Balanceamento das restrições conflitantes do projeto que incluem, mas não se limitam a:
    • Escopo;
    • Quantidade;
    • Cronograma;
    • Orçamento;
    • Recursos;
    • Risco;
O projeto específico influenciará as restrições nas quais o gerente precisa se concentrar.
A relação entre esses fatores ocorre de tal forma que se algum deles mudar, pelo menos um outro fator provavelmente será afetado. Pro exemplo, se o cronograma for reduzido, muitas vezes o orçamento precisará ser aumentado para incluir recursos adicionais a fim de realizar a mesma quantidade de trabalho em menos tempo. se não for possível um aumento no orçamento, o escopo ou a qualidade poderá ser reduzida para entregar um produto em menos tempo com o mesmo orçamento.
Devido ao potencial de mudança, o plano de gerenciamento do projeto é iterativo e passa por uma elaboração progressiva no decorrer do ciclo de vida do projeto.

1.4 Relacionamento entre gerenciamento de projetos, gerenciamento de programas e gerenciamento de portfólios
Conforme a ilustração, as estratégias e prioridades organizacionais estão vinculadas e possuem relações entre portfólios e programas, vem como entre programas e projetos individuais.
O planejamento organizacional impacta o projeto através de uma priorização de projetos baseada em risco, financiamento e no plano estratégico da organização.


1.4.2 Gerenciamento de programas
Um programa é definido como um grupo de projetos relacionados gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente.
O gerenciamento de programas é definido como o gerenciamento centralizado e coordenado de um programa para atingir os objetos e benefícios estratégicos do mesmo.


Nenhum comentário:

Contribua com este blog, doe qualquer quantia.