Introdução
Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGDB) é constituído por um conjunto de dados associados a um conjunto de programas para acesso a esses dados.
O Banco de dados, contém informações sobre uma empresa em particular.
1.1 – Objetivo de um Sistema de Banco de Dados
Um modo de guardar as informações no computador é armazená-las em sistemas de arquivos permanente.
1.2 Visão dos Dados
Um SGBD é uma coleção de arquivos e programas inter-relacionados que permitem ao usuário o acesso para consultas e alterações desses dados. O maior benefício de um banco de dados é proporciona ao usuário uma visão abstrata dos dados. Isto é, o sistema acaba por ocultar determinados detalhes sobre a forma de armazenamento e manutenção desses dados.
1.2.1 Abstração de Dados
Para que se possa usar um sistema, ele precisa ser eficiente na recuperação das informações. Esta eficiência está relacionada à forma pela qual foram projetadas as complexas estruturas de representação desses dados no banco de dados. Já que muitos dos usuários dos sistemas de banco de dados não são treinados em computação, os técnicos em desenvolvimento de sistemas omitem essa complexidade desses usuários por meio dos diversos níveis de abstração de modo a facilitar a interação dos usuários com o sistema:
· Nível físico. É o mais baixo de abstração que descreve como esses dados estão de fato armazenados. No nível físico, estruturas de dados complexas de nível baixo são descritas em detalhes.
· Nível lógico. Este nível médio de abstração descreve quais dados estão armazenados no banco de dados e quais os inter-relacionamentos entre eles. Assim, o banco de dados como um todo é descrito em termos de um número relativamente pequeno de estruturas simples. O nível lógico de abstração é utilizado pelos administradores do banco de dados que precisam decidir quais informações devem pertencer ao banco de dados.
· Nível de visão. O mais alto nível de abstração descreve apenas parte do banco de dados. A despeito das estruturas simples do nível lógico, alguma complexidade permanece devido ao tamanho dos bancos de dados. Muitos dos usuários de banco de dados não precisam conhecer todas as suas informações. Pelo contrário, os usuários normalmente utilizam apenas parte do banco de dados. Assim, para que estas interações sejam simplificadas, um nível de visão é definido. O sistema pode proporcionar diversas visões do mesmo banco de dados.
Figura 1.1 Os três níveis de abstração de dados.
1.2.2 Instâncias e Esquemas
O conjunto de informações contidas em determinado banco de dados, em um dado momento, é chamado instância do banco de dados. O projeto geral do banco de dados é chamado esquema. Os esquemas são alterados com pouca freqüência.
Um esquema de banco de dados corresponde à definição do tipo em uma linguagem de programação. Uma variável de um dado tipo tem um valor em particular em dado instante. Assim, esse valor corresponde a uma instância do esquema do banco de dados.
Os sistemas de banco de dados apresentam diversos esquemas, referentes aos níveis de abstração que discutimos. No nível mais baixo há o esquema físico; no nível intermediário, o esquema lógico; e no nível mais alto, os subesquemas. Em geral, os sistemas de banco de dados dão suporte a um esquema físico, um esquema lógico e vário subesquemas.
1.2.3 Independência de Dados
A capacidade de modificar a definição dos esquemas em determinado nível, sem afetar o esquema do nível superior, é chamado independência de dados. Existem dois níveis de independência de dados:
1. Independência de dados física é a capacidade de modificar i esquema físico sem que, com isso, qualquer programa de aplicação precise ser reescrito.
2. Independência de dados lógica é a capacidade de modificar o esquema lógico sem que, com isso, qualquer programa de aplicação precise ser reescrito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário